segunda-feira, 18 de junho de 2018
Últimas Notícias
Capa / 1ª Página / Prefeitura investe em decoração de Natal e atração fomenta comércio em Vilhena

Prefeitura investe em decoração de Natal e atração fomenta comércio em Vilhena

(Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

A cidade de Vilhena (RO), no Cone Sul, já está em clima de Natal. Nas principais praças, avenidas e rotatórias foram decoradas com pisca-pisca, árvores, papais-noéis, sinos e outros enfeites típicos desse mês especial. Para conseguir fazer e até mesmo ampliar a iluminação, a prefeitura gastou R$ 86 mil, e o retorno do investimento já é sentido pelos vendedores ambulantes.

“Tivemos um aumento de mais de 50% nas vendas. Muitas famílias vêm para tirar foto com a criançada e acaba indo também no nosso escorregador. Todos saem ganhando”, afirma o funcionário de uma empresa de entretenimento, Rafael Erdmann.

O vendedor ambulante Ricardo Thiago, que comercializa algodão doce e brinquedos infantis, conta que nas últimas semanas vai até as praças do centro da cidade porque sabe que encontrará clientes. “Posso dizer que estou faturando uns 60% a mais. Pra mim, isso é muito bom”, declara.

(Foto: Aline Lopes/G1)

Além de moradores da cidade, a atração também atrai turista. A aposentada Marlúcia Tombes, de 60 anos, e o marido Paulo Roberto, de 66 anos, vieram de Santa Maria (RS) para passarem o fim de ano com a filha que mora no município.

Durante a estadia, visitaram a Praça Nossa Senhora Aparecida, do Centro, e tiraram fotos no trenó do papai-noel com o neto de dois anos.

“Nós gostamos muito da decoração. A cidade está muito bonita. O que mais chamou a minha atenção foram os sinos que colocaram na Avenida Major Amarante. De dia, parecem sem graça, mas a noite deu uma diferença impressionante. É um adorno sutil e delicado”, declara Paulo Roberto.

(Foto: Aline Lopes/G1)

Instalação

No ano anterior, a decoração natalina em Vilhena foi realizada pelo setor privado. Na época, a prefeitura alegou contenção de gastos e não pode fazer a instalação do presépio e luzes natalinas.

Para atender a responsabilidade em 2017, a Fundação Cultural conseguiu liberar uma verba de R$ 86 mil, abriu licitação e contratou uma empresa para executar o serviço.

“O interessante é que ela fará toda a manutenção também. Se alguma coisa quebrar, sumir, a empresa terá que repor. Fica a encargo dela também a retirada e entrega para a secretaria de origem. A previsão é que até a próxima terça-feira (12), todos os enfeites estejam instalados”, ressalta o presidente da Fundação Cultural, Djavan Santos.

Ainda segundo Djavan, avenidas que há anos não recebem decoração de Natal como a Melvin Jones e Paraná, também usufruíram da iluminação.

A expectativa da Fundação Cultural é preservar 80% do material para ser reutilizado em 2018.

Por Aline Lopes
Fonte: G1/RO

Sobre Redação